Artigos

Uma Arquitetura Centrada em Decisões: Trazendo as Organizações para o Século XXI

postado em 24 de jun de 2016 12:40 por Antonio Plais   [ 24 de jun de 2016 12:41 atualizado‎(s)‎ ]

Neste artigo vamos além do papel do Gerenciamento de Decisões na agilidade das organizações e no desenvolvimento de uma capacidade de mudança crucial para sobreviver nestes tempos de mudanças cada vez mais rápidas. Nele, destacando uma série de características das decisões que controlam o funcionamento diário das organizações, e como elas impactam a disciplina e a prática da Arquitetura Corporativa.

Guia Rápido ArchiMate 3.0

postado em 24 de jun de 2016 12:19 por Antonio Plais   [ 24 de jun de 2016 12:19 atualizado‎(s)‎ ]

Conheça os novos conceitos e relacionamentos disponíveis no ArchiMate 3.0. Uma oferta da BiZZdesign e Centus Consultoria.

Navegando pelos Métodos e Padrões de Modelagem de Decisões Atuais e Emergentes

postado em 1 de jun de 2016 16:41 por Antonio Plais   [ 1 de jun de 2016 16:42 atualizado‎(s)‎ ]

O padrão Notação e Modelo de Decisão (DMN-Decision Model and Notation), do OMG, é uma paleta nova e expansiva para modelagem de decisões, e que deve muitos dos seus conceitos ao Modelo de Decisão (TDM-The Decision Model) que veio antes dele. O TDM valoriza o rigor da paleta DMN e adiciona uma metodologia para saber como usá-la. O TDM, em conjunto com um pacote de software sob medida como o Sapiens DECISION, garante modelos reutilizáveis e estáveis que seguem esta metodologia.

A implementação do TDM no Sapiens DECISION leva uma vantagem de seis anos na afinação de uma combinação de recursos e métodos que promovem o sucesso. Esta combinação, que utiliza os recursos de gerenciamento de ativos do Sapiens DECISION, também eleva a solução na escala do Modelo de Maturidade em Decisões. O Sapiens DECISION pretende incorporar características novas e úteis do DMN (tais como as Fontes de Conhecimento), e em breve permitirá a modelagem usando formas (notação) DMN para interoperabilidade visual dos modelos, e a importação e exportação da lógica de decisão para interoperabilidade de execução dos modelos.

Veja neste artigo como o TDM e o DMN, longe de serem concorrentes e conflitantes, se reforçam e se potencializam para promover o gerenciamento de decisões a verdadeiro ativo de negócios e para ajudar as empresas a terem sucesso no mercado atual.

Dados Dinâmicos, um Novo Ativo de Dados? Por Que Gerenciá-los, Onde e Como Encontrá-los

postado em 4 de abr de 2016 04:08 por Antonio Plais   [ 4 de abr de 2016 04:45 atualizado‎(s)‎ ]

Dados dinâmicos são criados sempre que o negócio chega a alguma conclusão. Ele, na verdade, opera o negócio, porque as conclusões guiam as operações e os processos de negócio, e determinam o resultado, o sucesso ou o fracasso da empresa. No entanto, as abordagens tradicionais de gerenciamento de dados ignoram a existência destes dados dinâmicos, que não são persistentes e armazenados em bandos de dados.

É necessária uma nova abordagem para a captura destes dados dinâmicos, uma abordagem que instigue a inovação no pensamento de negócios, descobrindo e gerenciando estes dados anteriormente ignorados. Esta abordagem pode fazer uma enorme diferença na maturidade organizacional, no desempenho da empresa e, talvez, na sua sobrevivência. O papel dos profissionais de dados é trazer boas práticas de dados para estes dados dinâmicos. Se isto soa interessante, considere a abordagem discutida neste artigo.


O Valor de Negócio do Gerenciamento de Decisões em Instituições Financeiras

postado em 3 de mar de 2016 04:59 por Antonio Plais   [ 4 de abr de 2016 04:47 atualizado‎(s)‎ ]

O futuro das organizações na nova economia digital, e em um ambiente de mudanças cada vez mais rápidas, passa necessariamente pela adoção de uma arquitetura centrada em decisões.

Neste artigo mostramos os benefícios do gerenciamento de decisões no setor financeiro, abordando, principalmente, as questões de conformidade regulatória a que este setor está submetido (o mesmo é válido para o setor de saúde, seguros, telecomunicações, e outros, altamente regulados).

Melhoria de Processos: Muito mais do que modelagem BPMN

postado em 3 de ago de 2015 12:24 por Antonio Plais   [ 4 de abr de 2016 04:50 atualizado‎(s)‎ ]


Veja neste artigo um novo olhar sobre iniciativas de melhoria de processos, onde o foco está em uma abordagem holística do problema e na participação das pessoas que efetivamente realizam o processo.






5 Passos para o Gerenciamento de Regras de Negócio de Sucesso

postado em 3 de ago de 2015 10:56 por Antonio Plais   [ 4 de abr de 2016 04:51 atualizado‎(s)‎ ]

Ao longo dos últimos anos o gerenciamento de regras de negócio prometeu trazer a agilidade para as empresas. Ele falhou! Veja neste artigo como sua empresa pode, efetivamente, gerenciar a lógica que rege seu negócio com sucesso!






SAP Financial Services adota o TDM como metodologia de modelagem de decisões

postado em 3 de jun de 2015 13:13 por Antonio Plais   [ 4 de abr de 2016 04:54 atualizado‎(s)‎ ]

Este artigo analisa as experiências práticas de implementação de regras de negócio usando TDM e SAP a partir de vários ângulos, enquanto levanta ainda algumas questões com as quais a equipe da SAP Financial Services se defronta mais frequentemente e insistentemente no seu trabalho, tais como:

  • Por que eu preciso de algo diferente de um mecanismo de regras já existente para definir e gerenciar as regras de negócio?
  • Por que eu iria querer uma ferramenta especializada para regras de negócio, quando já tenho ferramentas para a coleta de requisitos?
  • Como a definição de regras de negócios melhorada me ajuda com os testes?

As respostas para estas e outras perguntas você encontra neste artigo instigante...


Arquitetura Corporativa com TOGAF 9.1 e ArchiMate 2.1

postado em 3 de mar de 2015 06:24 por Antonio Plais   [ 4 de abr de 2016 04:54 atualizado‎(s)‎ ]

O padrão ArchiMate para modelagem da arquitetura corporativa oferece suporte à modelagem completa através de todo o ciclo de desenvolvimento da arquitetura. Ele permite a descrição e visualização de diferentes domínios da arquitetura e seus relacionamentos, bem como a motivação por trás da arquitetura e o planejamento da implementação de projetos e da migração. A linguagem ArchiMate complementa o TOGAF, o método padrão do The
Open Group para o desenvolvimento de arquiteturas corporativas. Neste artigo, destacamos o que há de novo nas novas versões destes dois padrões, e ilustramos a forma como eles podem ser usados em conjunto para fornecer uma abordagem de arquitetura corporativa integral.

A Prática da Arquitetura Corporativa (amostra do livro)

postado em 11 de fev de 2015 06:32 por Antonio Plais   [ 4 de abr de 2016 04:56 atualizado‎(s)‎ ]

http://offers.bizzdesign.com/a-pr%C3%A1tica-da-arquitetura-corporativa-ebook
Esta é uma amostra parcial do livro A Prática da Arquitetura Corporativa, de Bas van Gils e Sven van Dijk, traduzido pela Centus Consultoria.

Este livro não propõe um novo framework, teoria, ou abordagem para a Arquitetura Corporativa. Ao invés disto, os autores compartilham a experiência e as lições de vários projetos que conduziram ao redor do mundo ao longo dos últimos anos.

Ele é dividido em três partes: (1) uma introdução de alto nível da Arquitetura Corporativa usando o TOGAF e o ArchiMate, (2) uma visão geral das boas práticas para começar com a Arquitetura Corporativa, e (3) uma visão geral de tópicos e técnicas avançadas.

Caso você tenha interesse após a leitura dos dois primeiros capítulos, entre em contato com a Centus Consultoria através do endereço info@centus.com.br, ou o telefone +55 31 3654-5799.

1-10 of 49