Artigos

Transformação de Sistemas: Tenha Cuidado ou Você Não Vai Conseguir o Que Você Pediu

postado em 8 de dez. de 2018 09:00 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 09:01 atualizado‎(s)‎ ]

Veja neste artigo como o Modelo de Decisão pode agregar valor ao processo de transformação de sistemas legados em sistemas que entregam valor para o negócio.

Já Temos um BRMS, o Que Está nos Faltando?

postado em 8 de dez. de 2018 08:57 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 08:58 atualizado‎(s)‎ ]

Apesar da presença dos BRMS em grandes corporações, a tecnologia de Regras de Negócios, em geral, ficou aquém de suas promessas - a mais importante sendo a capacidade das pessoas de negócios serem governantes ativos de suas regras de negócio, com rastreabilidade desde a concepção até a automação. Veja neste artigo, baseado em uma experiência real, como a adoção do Modelo de Decisão, em conjunto com um BDMS, pode finalmente entregar a promessa de gerenciamento eficaz das decisões das empresas.

Evoluindo o Modelo de Decisão com Visões

postado em 8 de dez. de 2018 08:48 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 08:48 atualizado‎(s)‎ ]

As regras de negócio, ou a lógica de negócios, em uma empresa podem ser muito complexas. As grandes corporações, e as empresas que operam em diferentes localidades ou mercados, sujeitas a diferentes regulamentações ou legislação específica, precisam encontrar um meio de gerenciar todas estas variáveis e desenvolver modelos de decisão ao mesmo tempo completos e de fácil compreensão. O conceito de Visões do Modelo de Decisão é a resposta para esta necessidade.

Navegando pelos Métodos e Padrões de Modelagem de Decisões Atuais e Emergentes

postado em 1 de jun. de 2016 16:41 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 08:37 atualizado‎(s)‎ ]

O padrão Notação e Modelo de Decisão (DMN-Decision Model and Notation), do OMG, é uma paleta nova e expansiva para modelagem de decisões, e que deve muitos dos seus conceitos ao Modelo de Decisão (TDM-The Decision Model) que veio antes dele. O TDM valoriza o rigor da paleta DMN e adiciona uma metodologia para saber como usá-la. O TDM, em conjunto com um pacote de software sob medida como o Sapiens DECISION, garante modelos reutilizáveis e estáveis que seguem esta metodologia.

A implementação do TDM no Sapiens DECISION leva uma vantagem de seis anos na afinação de uma combinação de recursos e métodos que promovem o sucesso. Esta combinação, que utiliza os recursos de gerenciamento de ativos do Sapiens DECISION, também eleva a solução na escala do Modelo de Maturidade em Decisões. O Sapiens DECISION pretende incorporar características novas e úteis do DMN (tais como as Fontes de Conhecimento), e em breve permitirá a modelagem usando formas (notação) DMN para interoperabilidade visual dos modelos, e a importação e exportação da lógica de decisão para interoperabilidade de execução dos modelos.

Veja neste artigo como o TDM e o DMN, longe de serem concorrentes e conflitantes, se reforçam e se potencializam para promover o gerenciamento de decisões a verdadeiro ativo de negócios e para ajudar as empresas a terem sucesso no mercado atual.

Dados Dinâmicos, um Novo Ativo de Dados? Por Que Gerenciá-los, Onde e Como Encontrá-los

postado em 4 de abr. de 2016 04:08 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 09:02 atualizado‎(s)‎ ]

Dados dinâmicos são criados sempre que o negócio chega a alguma conclusão. Ele, na verdade, opera o negócio, porque as conclusões guiam as operações e os processos de negócio, e determinam o resultado, o sucesso ou o fracasso da empresa. No entanto, as abordagens tradicionais de gerenciamento de dados ignoram a existência destes dados dinâmicos, que não são persistentes e armazenados em bandos de dados.

É necessária uma nova abordagem para a captura destes dados dinâmicos, uma abordagem que instigue a inovação no pensamento de negócios, descobrindo e gerenciando estes dados anteriormente ignorados. Esta abordagem pode fazer uma enorme diferença na maturidade organizacional, no desempenho da empresa e, talvez, na sua sobrevivência. O papel dos profissionais de dados é trazer boas práticas de dados para estes dados dinâmicos. Se isto soa interessante, considere a abordagem discutida neste artigo.

O Valor de Negócio do Gerenciamento de Decisões em Instituições Financeiras

postado em 3 de mar. de 2016 04:59 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 09:03 atualizado‎(s)‎ ]

O futuro das organizações na nova economia digital, e em um ambiente de mudanças cada vez mais rápidas, passa necessariamente pela adoção de uma arquitetura centrada em decisões.

Neste artigo mostramos os benefícios do gerenciamento de decisões no setor financeiro, abordando, principalmente, as questões de conformidade regulatória a que este setor está submetido (o mesmo é válido para o setor de saúde, seguros, telecomunicações, e outros, altamente regulados).

5 Passos para o Gerenciamento de Regras de Negócio de Sucesso

postado em 3 de ago. de 2015 10:56 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 09:03 atualizado‎(s)‎ ]

Ao longo dos últimos anos o gerenciamento de regras de negócio prometeu trazer a agilidade para as empresas. Ele falhou! Veja neste artigo como sua empresa pode, efetivamente, gerenciar a lógica que rege seu negócio com sucesso!

Gestão do Desempenho dos Negócios, Balanced Scorecards e o Modelo de Decisão

postado em 31 de out. de 2014 11:48 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 09:05 atualizado‎(s)‎ ]

A chave para a implementação bem sucedida de um programa de gestão de desempenho de negócios é entender a importância das decisões operacionais que são executadas em todos os processos de negócio, e a lógica que alimenta estas decisões. Uma organização que é capaz de melhorar seus processos de tomada de decisão operacional, e a lógica usada para derivar estas decisões de negócio, pode ganhar uma vantagem estratégica sobre seus concorrentes, aumentar o valor para os acionistas, aumentar a satisfação dos clientes e reduzir os riscos do negócio.

Este artigo discute como o Modelo de Decisão pode auxiliar os organizações a tirarem o máximo proveito de suas iniciativas de implementação do BSC, obtendo o alinhamento entre a estratégia e a execução dos planos de ação.

O Modelo de Decisão – Parte 2: Melhorando os Modelos de Processo e o Processo de Requisitos

postado em 7 de jul. de 2014 09:05 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 09:04 atualizado‎(s)‎ ]

Este artigo, segundo de uma série, explica como o Modelo de Decisão revoluciona o gerenciamento de processos de negócios e de requisitos.Ele estabelece o Modelo de Decisão, não apenas como um novo ativo de negócios, mas também como um novo artefato de requisitos e um elemento fundamental em processos de negócios conscientes de decisões.

O Modelo de Decisão – Parte 1: Ligando Líderes Empresariais e Tecnologia

postado em 29 de jun. de 2014 05:55 por Antonio Plais   [ 8 de dez. de 2018 09:04 atualizado‎(s)‎ ]

Este artigo, primeiro de uma série, mostra porque o Modelo de Decisão está emergindo como um novo ativo de negócios de alto valor comercial. Ele descreve as razões que levaram ao desenvolvimento do Modelo de Decisão e como o Modelo de Maturidade em Modelagem de Decisões pode ser um grande aliado na entrega de valor para as organizações.

1-10 of 40