Base de Conhecimento‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Navegando pelos Métodos e Padrões de Modelagem de Decisões Atuais e Emergentes

postado em 1 de jun de 2016 16:41 por Antonio Plais   [ 1 de jun de 2016 16:42 atualizado‎(s)‎ ]
O padrão Notação e Modelo de Decisão (DMN-Decision Model and Notation), do OMG, é uma paleta nova e expansiva para modelagem de decisões, e que deve muitos dos seus conceitos ao Modelo de Decisão (TDM-The Decision Model) que veio antes dele. O TDM valoriza o rigor da paleta DMN e adiciona uma metodologia para saber como usá-la. O TDM, em conjunto com um pacote de software sob medida como o Sapiens DECISION, garante modelos reutilizáveis e estáveis que seguem esta metodologia.

A implementação do TDM no Sapiens DECISION leva uma vantagem de seis anos na afinação de uma combinação de recursos e métodos que promovem o sucesso. Esta combinação, que utiliza os recursos de gerenciamento de ativos do Sapiens DECISION, também eleva a solução na escala do Modelo de Maturidade em Decisões. O Sapiens DECISION pretende incorporar características novas e úteis do DMN (tais como as Fontes de Conhecimento), e em breve permitirá a modelagem usando formas (notação) DMN para interoperabilidade visual dos modelos, e a importação e exportação da lógica de decisão para interoperabilidade de execução dos modelos.

Veja neste artigo como o TDM e o DMN, longe de serem concorrentes e conflitantes, se reforçam e se potencializam para promover o gerenciamento de decisões a verdadeiro ativo de negócios e para ajudar as empresas a terem sucesso no mercado atual.
Ċ
Antonio Plais,
1 de jun de 2016 16:48