Base de Conhecimento‎ > ‎Artigos‎ > ‎

Que Decisões Pertencem aos Modelos de Decisão?

postado em 25 de jun de 2014 07:03 por Antonio Plais   [ 4 de abr de 2016 05:02 atualizado‎(s)‎ ]
Desde 2009, surgiu novo modelo para representar a lógica de negócios, chamado o Modelo de Decisão (The Decision Model-TDM). Há pouco tempo, a equipe do BABOK 3.0 aprovou o uso da modelagem de decisão em substituição ao uso de modelos de processo para descrever a lógica de decisão. Mais recentemente, o Object Management Group (OMG) votou pela publicação da especificação de Notação e Modelo de Decisão (Decision Model and Notation-DMN), endossando a modelagem de decisão como um novo padrão para desenvolvimento de software.

Uma mudança está ocorrendo. Não apenas os modelos de decisão foram sancionados como um novo tipo de entrega, mas milhares deles já operam em sistemas em produção, servindo a grandes corporações. O que é uma novidade, agora, é o surgimento de uma questão importante: quais os tipos de decisão que pertencem aos modelos de decisão, e por quê?

Este artigo apresenta sete critérios para avaliar que decisões de negócio pertencem aos modelos de decisão, e como as características únicas do TDM atendem a estes critérios, e permitem às organizações obter ganhos de agilidade, governança e eficácia que não podem ser obtidos com o uso de outras abordagens de regras de negócio.

Ċ
Antonio Plais,
25 de jun de 2014 07:04