O Modelo de Decisão

Por que o Modelo de Decisão?
Agilidade. Essa é, talvez, a principal característica das empresas de sucesso no mundo atual. Agilidade significa se adaptar a um ambiente em constante mutação, onde as regras e as estratégias precisam se adequar para garantir o crescimento sustentado da empresa. 

Para garantir a necessária agilidade, a empresa precisa gerenciar de forma efetiva suas políticas e regras de negócio. Para isso nós aplicamos, com exclusividade no Brasil, os conceitos do Gerenciamento de Decisões e do Modelo de Decisão desenvolvidos por Barbara von Halle e Larry Goldberg. Em conjunto com um Gerenciamento de Processos eficaz, a aplicação do Modelo de Decisão elevará o desempenho dos seus negócios a um novo patamar.

O Modelo de Decisão é uma nova maneira de olhar para a Lógica de Negócios. Comumente chamada, até agora, de "regra de negócios", a lógica de negócios é o que conduz as decisões em nossos negócios. Ao invés de tentar gerenciar a lógica através de cada regra de negócio individual, o Modelo de Decisão agrupa as regras em seus grupos lógicos naturais para criar a estrutura que o torna tão simples de entender, comunicar e gerenciar.

Muitas empresas adotam a abordagem de linguagem natural para as regras de negócio, construindo expressões de regras através de um rigoroso processo para garantir que o vocabulário das regras esteja alinhado de forma precisa com o negócio e com o glossário corporativo. Agora as organizações têm a oportunidade de reduzir seus custos e aumentar a qualidade das suas regras de negócio, através da adoção de um novo nível de rigor que irá:
  • Decompor a lógica de negócio na sua forma mais atômica (para garantir que cada parte da lógica seja alterada sem afetar qualquer outra parte da lógica)
  • Normalizar a lógica de negócio (para garantir que cada parte da lógica seja definida em apenas um local, e no local correto na organização de forma a ser mantida mais facilmente)
  • Analisar a lógica de negócio para garantir sua integridade inferencial e de negócios
  • Agrupar a lógica de negócios de uma maneira que garanta sua reusabilidade por toda a empresa, de forma que:
    • Os agrupamentos suportem a lógica normalizada
    • A lógica seja facilmente localizada e entendida
    • A empresa faça a manutenção de grupos mais compreensíveis de lógica, ao invés de inúmeras regras de negócio individuais
    • Os agrupamentos suportem serviços de decisão, uma abordagem de Arquitetura Orientada a Serviços (SOA)
  • Conectar os grupos de regras de negócio aos seus pontos de ancoragem naturais nos processos, e suportar uma abordagem de Gerenciamento de Processo de Negócios (BPM), simplificando significativamente os processos de negócio através da remoção da lógica de negócios declarativa dos processos sequenciais.
Para conseguir isso o Modelo de Decisão constrói estruturas de lógica de negócio dentro do escopo de uma única decisão. Cada decisão consiste de famílias de regras de negócio, e pode ser representada graficamente. A representação gráfica abstrai os detalhes da lógica (regras de negócio), mas pode ser detalhada nas visões das Famílias de Regras, que são tabelas de decisão (sujeitas a rigorosos princípios) de regras de negócio atômicas. As Famílias de Regras são estruturas que permitem a análise da lógica das regras de negócio para garantir sua integridade.

O Modelo de Decisão nos proporciona uma forma gráfica de ver as regras em diversos níveis de detalhe, e cada decisão é um ponto de conexão com nossos processos, tornando as regras de negócio 'integradas ao processo', e simplificando os processos. O Modelo de Decisão cria lógica de negócios compatível com a tecnologia BRMS (Business Rules Management Systems) e com serviços de decisão compatíveis com a tecnologia BPMS.


Para saber mais sobre a modelagem de decisões, e como a metodologia TDM pode revolucionar sua empresa, explore o nosso site, baixe a Cartilha do Modelo de Decisão, ou entre em contato conosco.
http://www.linkedin.com/groups/The-Decision-Model-Brasil-5065893/about
Participe do grupo The Decision Model Brasil no LinkeIn

The Decision Modeler

Crie seus modelos de decisão com rapidez e integração com os modelos de processo

BDMM - Modelo de Maturidade

Conheça o Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Decisões

TDM - Base de Conhecimento

Acesse nossa Base de Conhecimento