Biblioteca de Modelagem de Decisões

Conheça o Modelo de Decisão e veja como ele pode elevar o gerenciamento de regras de negócio da sua empresa a um novo patamar: o Gerenciamento de Decisões de Negócio.
Navegando pelos Métodos e Padrões de Modelagem de Decisões Atuais e Emergentes - O padrão Notação e Modelo de Decisão (DMN-Decision Model and Notation), do OMG, é uma paleta nova e expansiva para modelagem de decisões, e que deve muitos dos seus conceitos ao Modelo de Decisão (TDM-The Decision Model) que veio antes dele. O TDM valoriza o rigor da paleta DMN e adiciona uma metodologia para saber como usá-la. Veja neste artigo como o TDM e o DMN, longe de serem concorrentes e conflitantes, se reforçam e se potencializam para promover o gerenciamento de decisões a verdadeiro ativo de negócios e para ajudar as empresas a terem sucesso no mercado atual.

Dados Dinâmicos, um Novo Ativo de Dados? Por Que Gerenciá-los, Onde e Como Encontrá-los?Dados dinâmicos são criados sempre que o negócio chega a alguma conclusão. Eles, na verdade, operam o negócio, porque as conclusões guiam as operações e os processos de negócio, e determinam o resultado, o sucesso ou o fracasso da empresa. No entanto, as abordagens tradicionais de gerenciamento de dados ignoram a existência destes dados dinâmicos, que não são persistentes e armazenados em bandos de dados. Veja, neste artigo, como o Gerenciamento de Decisões pode ajudar a mudar este quadro.

O Valor de Negócio do Gerenciamento de Decisões em Instituições FinanceirasO futuro das organizações na nova economia digital, e em um ambiente de mudanças cada vez mais rápidas, passa necessariamente pela adoção de uma arquitetura centrada em decisões. Neste artigo mostramos os benefícios do gerenciamento de decisões no setor financeiro, abordando, principalmente, as questões de conformidade regulatória a que este setor está submetido (o mesmo é válido para o setor de saúde, seguros, telecomunicações, e outros, altamente regulados).

Que Decisões Pertencem aos Modelos de Decisão? - Uma mudança está acontecendo. Não apenas os modelos de decisão estão se firmando como um novo tipo de entrega, mas também milhares deles já estão operando em sistemas em produção em grandes corporações. A novidade é a emergência de uma importante pergunta: que tipo de decisões pertencem ao domínio da modelagem de decisões, e por que?

5 Passos para o Gerenciamento de Regras de Negócio de Sucesso - Ao longo dos últimos anos o gerenciamento de regras de negócio prometeu trazer a agilidade para as empresas. Ele falhou! Veja neste artigo como sua empresa pode, efetivamente, gerenciar a lógica que rege seu negócio com sucesso!

O Modelo de Decisão – Parte 1: Ligando Líderes Empresariais e Tecnologia - Este artigo mostra porque o Modelo de Decisão está emergindo como um novo ativo de negócios de alto valor comercial. Ele descreve as razões que levaram ao desenvolvimento do Modelo de Decisão e como o Modelo de Maturidade em Modelagem de Decisões pode ser um grande aliado na entrega de valor para as organizações.

O Modelo de Decisão – Parte 2: Melhorando os Modelos de Processo e o Processo de Requisitos - Este artigo explica como o Modelo de Decisão revoluciona o gerenciamento de processos de negócios e de requisitos.Ele estabelece o Modelo de Decisão, não apenas como um novo ativo de negócios, mas também como um novo artefato de requisitos e um elemento fundamental em processos de negócios conscientes de decisões.

A especificação do padrão Decision Model and Notation (DMN), da OMG, e o Modelo de Decisão (TDM) - O objetivo da especificação do padrão Decision Model and Notation (DMN) é fornecer uma notação para decisões compreensível para todas as audiências, incluindo pessoal de negócios e pessoal técnico. Isto é uma excelente notícia e é exatamente a razão para a introdução do Modelo de Decisão (The Decision Model-TDM) para o público em 2009. Este artigo é uma introdução preliminar ao DMN, especialmente para pessoas com familiaridade ou experiência com o TDM.

Três Estágios do Uso do Modelo de Decisão - Este artigo analisa como organizações de todos os tamanhos, de todos os setores, em todo o mundo, estão aplicando o Modelo de Decisão no dia-a-dia dos seus negócios. Elas contam uma história interessante sobre o nascimento e o uso deste novo tipo de modelo.

Gestão do Desempenho dos Negócios, Balanced Scorecards e o Modelo de Decisão  - Este artigo discute como o Modelo de Decisão pode auxiliar os organizações a tirarem o máximo proveito de suas iniciativas de implementação do BSC, obtendo o alinhamento entre a estratégia e a execução dos planos de ação.

Como Introduzir o Modelo de Decisão com Sucesso - Este artigo descreve uma apresentação para introduzir o Modelo de Decisão para um público de gestão.

Como integrar o Modelo de Decisão com o SAP NetWeaver Decision Service Management?  - Veja neste artigo como o Modelo de Decisão pode facilitar a adoção do SAP NetWeaver Decision Service Management pelas organizações.

Modelos de Processos de Negócios e Regras de Negócio: Como Eles Deveriam Trabalhar em Conjunto? - Modelos de processos de negócio são uma técnica crucial para transformar um negócio e reformular sistemas de negócios automatizados. Ainda assim, lutamos para encontrar a melhor maneira de representar as regras de negócio que os guiam. Isto não é uma surpresa, mas é desapontador. Ironicamente, as regras de negócio podem ser a dimensão mais importante para a empresa. Elas estão no coração das decisões e das ações do negócio, sejam elas automatizadas ou não. Como nós as tratamos hoje?

Classificando Estruturas do Modelo de Decisão (Como Reconhecer, Classificar e Validar Estruturas Lógicas Comuns) - Não é por acaso que todos os modelos de decisão se parecem. As similaridades refletem o rigor dos princípios do Modelo de Decisão, sendo o mais importante a aderência obrigatória à Primeira Forma Normal. Estas semelhanças são úteis porque elas tornam fácil para as pessoas entender e validar modelos de decisão, uma vez que há somente uma forma de interpretá-los. Esta é uma vantagem principal do Modelo de Decisão sobre outras abordagens para a representação da lógica do negócio. Este artigo, no entanto, não foca tanto nas semelhanças entre os modelos de decisão, mas nas suas diferenças. Mais do que isto, ele explora a ideia de classificação das estruturas do modelo de decisão com base nas diferenças em sua lógica.

Abandonar Suas Regras de Negócios? Cinco Razões Por Que e Como - A maioria de nós acredita que as regras de negócio são importantes para a saúde de uma empresa. Por isto, nós coletamos, nomeamos, classificamos, usamos formulários, sintaxe especial ou vocabulário padrão, armazenamos e automatizamos as regras de negócio. No entanto, uma pergunta importante deve ser feita: nós estamos chegando lá? O negócio percebe as regras de negócio como ativos de negócio verdadeiros? Elas são visíveis, valiosas e universalmente aceitas, como os dados são? Acima de tudo, o gerenciamento de regras de negócio atrai e mantém a atenção sustentável da alta administração da empresa?

Evoluindo o Modelo de Decisão com Visões - As regras de negócio, ou a lógica de negócios, em uma empresa podem ser muito complexas. As grandes corporações, e as empresas que operam em diferentes localidades ou mercados, sujeitas a diferentes regulamentações ou legislação específica, precisam encontrar um meio de gerenciar todas estas variáveis e desenvolver modelos de decisão ao mesmo tempo completos e de fácil compreensão. O conceito de Visões do Modelo de Decisão é a resposta para esta necessidade.

Mais Detalhes sobre como Abandonar suas Regras de Negócio - Considere esta importante questão: Nós podemos entregar menos, receber mais, e fazer isto mais rápido? Em um artigo anterior nós propusemos que, em relação às regras de negócio, certamente podemos. A forma tradicional de gerenciar as regras de negócio consume muito tempo. Ela foca nos detalhes ao invés da visão geral Os detalhes são as regras de negócio em si - expressas, analisadas, aprovadas e armazenadas em um lugar seguro. Mas, vistas como detalhes, elas perdem impulso, adiadas até a fase de desenho ou implementação. Talvez estejamos entregando demais muito cedo. Mas podemos fazer diferente entregando menos antecipadamente e evoluindo para algo mais importante.

OMG Busca Padrão para a Notação de Modelo de Decisão - Este artigo apresenta o andamento dos trabalhos no âmbito da OMG para o desenvolvimento de uma Notação e Modelo de Decisão (Decision Model and Notation-DMN)

Seis Simples Etapas Para Acelerar e Aperfeiçoar Requisitos: um Framework, um Novo Modelo, e uma Visualização - A engenharia de software é uma disciplina muito mais jovem do que os outros ramos da engenharia. Vemos isso pela contínua evolução das atitudes e abordagens em relação aos requisitos. No espírito dessa evolução, apresentamos um framework e uma metodologia de requisitos que pode ser diferente do que você vem fazendo. Com base na nossa experiência, esta abordagem acelera a produtividade e o sucesso de um projeto de engenharia de software.

Ferramentas de Software para o Modelo de Decisão-Parte 1 - Entenda quais as características esperadas para um software que apoie o Modelo de Decisão, e conheça os aspectos importantes a serem considerados para a seleção do software adequado para as suas necessidades e da sua empresa.

Ferramentas de Software para o Modelo de Decisão-Parte 2 - O Modelo de Decisão, apesar de seu desenvolvimento recente, já dispõe de uma rica oferta de ferramentas de suporte. Na segunda parte deste artigo apresentamos algumas ferramentas que já suportam e implementam os princípios do Modelo de Decisão e que tornam muito mais produtiva a sua aplicação.

Melhor, Mais Rápido, Mais Barato Parte II - O Modelo de Decisão Encara a Qualidade dos Dados de Frente - Este artigo descreve uma aplicação prática do Modelo de Decisão na determinação da qualidade dos dados, mostrando os expressivos ganhos de produtividade e de gerenciamento obtidos.

O Modelo de Decisão e os Modelos de Processos com BPMN - o Modelo de Decisão simplifica drasticamente os modelos de processos, permitindo ganhos significativos de eficiência e produtividade em projetos de melhoria de processos. Saiba porque...

O Modelo de Decisão Encontra a Metodologia Agile - O desenvolvimento Agile é uma abordagem que evolui requisitos e software através de entregas iterativas.Veja como o Modelo de Decisão se encaixa com perfeição nessa metodologia, e como ele pode ser um poderoso aliado no desenvolvimento de soluções que realmente entreguem valor ao negócio.

O Modelo de Decisão: Rompendo Barreiras em Projetos Reais - Artigo mostrando casos de sucesso com a utilização do Modelo de Decisão e como as organizações estão usando o Modelo de Decisão para resolver uma série de desafios e oportunidades de negócios.

O Modelo de Decisão: Lições do Cérebro Humano - A partir dos conhecimentos extraídos de um livro recente chamado How We Decide (Como Nós Decidimos), escrito por Jonah Lehrer, Barbara von Halle discute a tomada de decisões pelas pessoas e seus efeitos na aplicação do Modelo de Decisão nas organizações.


O modelo que falta para o Analista de Negócios - apresenta o Modelo de Decisão e discute porque ele é uma importante ferramenta para o Analista de Negócios e para as empresas.

Três razões para evoluir de Regras de Negócios para Modelos de Decisão - discute as causas e as consequências do modo tradicional de representação das regras de negócio nos modelos de processos, e como o Modelo de Decisão pode proporcionar uma evolução nessa representação e um aumento substancial nos ganhos oriundos da melhoria dos processos de negócio

Casos de Uso e Regras de Negócio: Eles Podem Trabalhar Juntos? - Este artigo descreve como os casos de uso e o Modelo de Decisão podem trabalhar de forma harmônica para permitir a captura das interações entre os atores e o sistema sem que as regras de negócio sejam perdidas no processo.

O Que Analistas de Negócios Precisam Saber Sobre Processos de Negócios Conscientes de Decisões - Veja neste artigo como o Modelo de Decisão pode simplificar os processos através da separação entre as tarefas procedurais e as tarefas de decisão, permitindo o gerenciamento efetivo da lógica de negócios das organizações.

O Modelo de Decisão em Projetos ÁgeisNeste webinar apresentaremos de forma resumida o Modelo de Decisão e como ele pode ser uma ferramenta poderosa em projetos que usam metodologias ágeis.

As Cinco Diferenças Mais Importantes entre o Modelo de Decisão e as Abordagens Tradicionais de Regras de Negócio - como o Modelo de Decisão é diferente do que estamos fazendo hoje, e por que essas diferenças são importantes?

Por que Tabelas de Decisão não são suficientes: de Tabelas de Decisão para Modelos de Decisão - Tabelas de Decisão têm sido uma técnica bem sucedida para a representação de lógica estruturada. Sendo visuais, elas contornam a necessidade de uma linguagem ou gramática formal e não-natural. Entretanto, este artigo defende que isso não é o suficiente. As tabelas de decisão individuais e desconectadas devem evoluir para modelos inteiros por trás das decisões de negócios.

Mais Informações Sobre Tabelas de Decisão e o Modelo de Decisão na Prática - Este artigo fornece um processo passo-a-passo para transformar tabelas de decisão comuns em um modelo de decisão, associando cada etapa da transformação com os princípios do Modelo de Decisão que as justificam.

Transformação de Sistemas: Tenha Cuidado ou Você Não Vai Conseguir o Que Você Pediu - Veja neste artigo como o Modelo de Decisão pode agregar valor ao processo de transformação de sistemas legados em sistemas que entregam valor para o negócio.

Um BRMS não é um BDMS: Dez Razões Porque Negociar com Fornecedores de Regras de Negócios pode ser Frustrante para os Analistas de Negócios - Este artigo discute as diferenças entre os BRMS e BDMS, mostrando 10 razões pelas quais um BRMS não é capaz de realmente prover gerenciamento para as decisões de negócio

Já Temos um BRMS, o Que Está nos Faltando? - Apesar da presença dos BRMS em grandes corporações, a tecnologia de Regras de Negócios, em geral, ficou aquém de suas promessas - a mais importante sendo a capacidade das pessoas de negócios serem governantes ativos de suas regras de negócio, com rastreabilidade desde a concepção até a automação. Veja neste artigo, baseado em uma experiência real, como a adoção do Modelo de Decisão, em conjunto com um BDMS, pode finalmente entregar a promessa de gerenciamento eficaz das decisões das empresas.

Estudo de Caso: Usando o Modelo de Decisão para Decompor Cálculos de Subscrição de Seguros - Este estudo de caso mostra como um pequeno grupo de pessoas, incluindo um Arquiteto de Decisões, um Especialista em Seguros, um Analista de Negócios, e um Modelador de Dados, capturou as definições e regras detalhadas de subscrição de apólices de seguros em modelos de decisão.

O Papel não Previsto do Modelo de Decisão na Qualidade de Dados - Este artigo mostra como organizações de diversos segmentos estão aplicando o Modelo de Decisão para resolver seus problemas de Qualidade de Dados.

Novas Oportunidades para Analistas de Negócios: Normalização e Modelagem de Decisão - Este artigo discute a normalização dos modelos de decisão e o seu papel na sua transformação em ativos valiosos para as organizações.