FirstSTEP

A metodologia única FirstStep da KPI permite aos clientes criar requisitos completos e sem ambiguidade com uma velocidade sem precedentes.

É a única abordagem de requisitos que integra o Modelo de Decisão, visualização e técnicas do BABOK (Business Analysis Book of Knowledge), publicado pelo International Institute of Business Analysis (IIBA).

O FirstSTEP tem as quatro características seguintes que, juntas, oferecem melhorias mensuráveis ​​em relação a outras abordagens:

  • Uma estrutura que garante integridade de todos os requisitos funcionais e de negócios
  • O Modelo de Decisão que transforma a importante inteligência do negócio em requisitos de negócio tangíveis e gerenciáveis
  • Modelos complementares, incluindo modelos de processos e modelos conceituais de dados, que garantem uma abordagem rigorosa
  • A visualização, que simula cenários de usuário, para elicitação de requisitos faltantes

Estrutura de Requisitos

 A estrutura de requisitos do KPI FirstSTEP é baseada no Zachman Enterprise Framework2™, que é a base de toda a moderna Arquitetura Empresarial1.

A estrutura de requisitos é usada para:

  • Testar se a carta do projeto e o seu escopo são suficientes e completos para iniciar a coleta dos requisitos de negócio
  • Apoiar a seleção dos modelos mais adequados para cada faceta dos requisitos de negócio
  • Determinar a integridade dos requisitos de negócio
  • Certificar que os requisitos se conformam integralmente com a Arquitetura Empresarial
A estrutura fornece um ponto de referência para cada passo da metodologia, garantindo a coesão dos requisitos de negócio no momento de sua entrega.

O Modelo de Decisão

O Modelo de Decisão representa a lógica do negócio (regras de negócio) em uma estrutura rigorosa, atômica, e normalizada que é claramente definida, eliminando interpretações duplicadas e possivelmente conflitantes. O Modelo Relacional mudou a maneira como gerenciamos os dados. Hoje, o Modelo de Decisão faz o mesmo em relação às decisões e regras de negócio. A prática demonstra que o Modelo de Decisão reduz significativamente o custo e o tempo para capturar, gerenciar e testar as regras de negócio. O uso desta abordagem leva a uma simplificação dramática dos modelos de processo, casos de uso e outros modelos de evento.


Visualização

Incorporada na metodologia está a nova técnica da visualização - a utilização de protótipos totalmente funcionais, de alta fidelidade, para substituir os casos de uso e explicar plenamente os requisitos de negócio. Esta abordagem permite aos usuários explorar as possibilidades dos sistemas propostos em situações realistas e entender melhor suas necessidades. A visualização é usada para complementar e enriquecer os modelos convencionais utilizados na metodologia, e é parte integrante das entregas completas do projeto de requisitos.

Conheça mais sobre a metodologia FirstStep através do link abaixo.

[1] The Zachman Framework, é Copyright de John A. Zachman da Zachman International. Uma explicação detalhada sobre o Framework pode ser encontrada em The Decision Model: A Business Logic Framework Linking Business and Technology, Capítulo 13. (von Halle e Goldberg, Taylor & Francis, 2009)

Ċ
Antonio Plais,
4 de out de 2013 13:42